This is Halloween!

, , 0 Comments


One, two, Freddy’s coming for you
Three, four, better lock your door
Five, six, grab your crucifix
Seven, eight, better stay up late
Nine, ten, you’ll never sleep again
Chegou o famigerado 31 de outubro mais uma vez. Aquela data que até mesmo as pessoas que têm medo do horror são submetidas às suas influências, seja na rua vendo seu bairro fantasiado à moda comemorativa ou em casa podendo escolher entre os mais de dez filmes do gênero sendo transmitidos ao mesmo tempo nos canais de televisão.
A origem remete aos celtas, que celebravam o dia como o fim da época da colheita e o começo do inverno. A festividade é chamada Samhain e baseava-se na crendice de que nesta noite, os espíritos dos mortos voltariam para possuir os corpos dos vivos, sendo esta a única possibilidade de vida após a morte.
A fim de evitar tal consequência, os vivos apagavam as tochas e fogueiras, além de colocarem fantasias para assustarem as entidades.
A popularidade se espalhou aos EUA e, sua influência, ao Brasil, porém, pouco celebrado. Felizmente, o terror continua vivo ao redor do mundo, proporcionando medo, desconforto e, para alguns, felicidade. Abaixo está uma lista de filmes, contos e livros clássicos do gênero para fazer deste Halloween uma data que fará você repensar os conceitos que o deixam aflitos e incomodados.
Para começar, algo simples e complexo ao mesmo tempo:
10 – Psicose (1960) de Alfred Hitchcock, uma de suas obras-primas, indicado a quatro Oscar e vencedor de um Globo de Ouro, que conta a história de Marion Crane, uma secretária que rouba uma quantia considerável de uma imobiliária e durante a sua fuga, decide passar uma noite num velho hotel administrado por Norman Bates, um sujeito atencioso que tem um respeito fortíssimo por sua mãe; recentemente, a série Bates Motel, criada a fim de contar as origens de Norman, foi lançada em 2013, oscilando entre agrado e desagrado no meio inserido.
9 – O Exorcista (1973) revolucionou o gênero no cinema com um excelente trabalho de montagem, maquiagem e fotografia, rendendo dois Oscar e oito indicações, quatro Globos de Ouro e três indicações; foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. A história apresenta uma atriz que percebe mudanças no comportamento de sua filha de 12 anos, como levitação e força sobrenatural. Os médicos afirmam que não há nada de anormal com a cirança e, vistos os recursos esgotados, é indicada a um padre a fim de solicitar um exorcismo.
o-exorcista1
8 – The Beast in the Cave (1905) – H.P. Lovecraft. Este conto, ao lado de The Call of Cthulhu é um dos meus preferidos de Lovecraft. O motivo de escolher tal história é simples, quando eu li pela primeira vez, senti angústia e desconforto, pois trata-se de um grupo fazendo turismo em uma caverna, porém um homem se distancia do guia e se perde. Até aí, clichê, porém, sua tocha se apaga e o mesmo começa a ouvir sons estranhos ecoando pela caverna e é desta parte em diante que Lovecraft mais consegue prender o leitor, pois é possível sentir o que o homem passava naquela situação. Não teráspoilers, então leia o conto.
7 – The Black Cat (1843) – Edgar Allan Poe. Este foi o primeiro conto de Poe que eu li e com ele eu me prendi. Apresenta ao leitor a história de um homem bêbado que encontra na rua um gato preto e o leva para casa. Com o alcolismo aliado à sua loucura, este causa uma atrocidade e quase sai impune, não fosse por um detalhe, que acabou levando-o à prisão. Este conto também é objeto de estudo da culpa no campo da Psicologia.
e3f73abc688ee1d424b741281da554cd6 – O Iluminado (1977) – Stephen King. Tanto o livro quanto o filme (1980) de Stanley Kubrick são extremamente bem-feitos. A história desenrola-se quando Jack, um escritor e alcoólatra, aceita um emprego como zelador de um hotel durante o inverno. Seu filho tem habilidades espirituais e é capaz de enxergar os fantasmas que ali habitam. O inverno traz uma tempestade de neve e a família fica presa no estabelecimento, até que Jack começa a sofrer influências destes espíritos e a loucura torna-se sua melhor amiga, até que tenta assassinar sua esposa e filho. Martin Scorsese (Taxi Driver) classificou-o como um dos 11 filmes mais assustadores de todos os tempos. Sua influência remete até os dias de hoje, desde músicas até o jogo recente Mortal Kombat X.
5 – O Bebê de Rosemary (1968) é outro filme que reside entre os clássicos do terror, onde apresenta ao espectador a mudança de um casal para um prédio com pessoas estranhas e bizarrices. Após um tempo, Rosemary engravida e alucinações começam a fazer parte de sua rotina, até ver seu marido envolvido com seus vizinhos, que formam uma seita a fim de trazer à vida o Filho das Trevas.
4 – Halloween (1978) e sua série interminável de continuações, mas me focarei no primeiro por apresentar ao público o que viria a ser um dos personagens mais icônicos do terror, Michael Myers. Halloween, 1963. Este psicopata tinha apenas 6 anos quando esfaqueou a própria irmã até a morte. Anos mais tarde, Michael foge do hospital psiquiátrico e volta à sua cidade a fim de recomeçar a matança. Seu psiquiatra suspeita das intenções de Myers e o persegue a fim de parar esta cruzada assassina.
3 – Poltergeist (1982) – a tão famosa maldição do longa referente às mortes no elenco ficarão para outro post – basicamente conta que uma família é visitada por espíritos. Estes fantasmas começam com brincadeiras como empurrar móveis e movendo objetos pela casa, porém, as palhaçadas cessam e o terror é instalado, chegando a sequestrar a filha caçula do casal através do televisor. O desespero os levam a recorrer a uma mulher com poderes mediúnicos. O filme com roteiro de Steven Spielberg marcou época por renovar o medo do público, afinal, aquele chuvisco dos televisores realmente não eram muito legais de assistir. Poltergeist foi indicado a três Oscar, incluindo de melhores efeitos visuais (sim).
2 – A Hora do Pesadelo (1984). O filme que apresenta – para mim – a melhor personagem de terror de todos os tempos: Freddy Krueger. Além da direção do brilhante Wes Craven, temos a primeira aparição de Johnny Depp no cinema; são apresentados adolescentes aterrorizados em seus pesadelos pelo espírito do psicopata Freddy Krueger, um homem que molestou crianças e foi queimado vivo pela vizinhança e agora retorna por vingança.
1 – A Noite dos Mortos-Vivos (1968). Se você não viu esse filme porque é em preto-e-branco, dê meia-volta porque está fazendo isso errado. Se hoje você é fã de zumbis da forma como são, deve primeiro agradecer a George Romero, que revolucionou o conceito de zumbis no meio do horror. A saída dos mortos de seus túmulos é consequência da queda de um satélite. Como que ao mesmo tempo, um grupo de refugiados numa casa lutam pela sobrevivência contra um número cada vez maior de zumbis à sua porta em busca de alimento.
Claro que não esqueci dos também clássicos Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra Elétrica, Pânico, A Bruxa de Blair, Alien, O Silêncio dos Inocentes, Silent Hill, Hellraiser, Nosferatu, O Grito, O Chamado, Jogos Mortais e Drácula, porém falar de todo o universo abrangente do terror leva tempo (muito), então preferi colocar numa lista o que mais me influenciou e me marcou desde quando comecei a me interessar pelo gênero.
Espero que tenham gostado, deixem sua opinião abaixo!



Unknown

Cavaleiro que diz 'Ni', viajante das realidades temporais e ruminante mental aspirante a escritor.

0 comentários: