Entrevista: Rogê Antônio, desenhista brasileiro da DC Comics


Rogê Antônio, desenhista brasileiro da DC Comics, concedeu uma entrevista ao Planetário Nerd a fim de nos contar mais sobre sua história, seus trabalhos e influências que o fizeram chegar onde está agora. Rogê é um dos responsáveis de Batman AnnualBatman & Robin Eternal e Detective Comics Endgame.
1. Você se tornou desenhista por acaso ou sempre soube que era essa a sua vocação?
Creio que sempre soube o que queria fazer. Desenho desde que consegui segurar um lápis e acho que se tornar desenhista de quadrinhos foi só o curso natural das coisas.
2. Quais foram suas principais influências a tomar a decisão de ser desenhista e de onde surgiu esse interesse?
Lembro que quando morava em Ijuí (minha cidade natal) eu imprimia páginas do Roger Cruz (que fui conhecer pessoalmente anos depois). Ficava olhando e dizia para mim mesmo: “É isso que eu quero fazer”. E agora na CCXP o Roger me deu uma página original dele e pra mim foi a realização de um sonho mesmo! Foi um momento foda! Quanto à origem do interesse, eu comecei a ler quadrinhos muito cedo…aqueles formatinhos mesmo. Lembro que todo domingo de manhã era dia de ir à banca…e dali adiante, o limite era a minha mesada! (o que não me adiantou muito haha).
3. Existe algum desenhista que você sente-se influenciado pelos traços ou alguma outra característica e almeja seguir os passos?
Bah, tem muitos. Tem o Rafael Albuquerque que foi uma espécie de mentor, fui assistente dele inclusive, então acho que ali eu fui absorvendo, mesmo que involuntariamente, algumas coisas do trabalho dele, que somadas com características minhas, foram moldando um estilo. Poderia citar também o Jock (Mark Simpson), que acho simplesmente animal…Patrick Gleason, Eduardo Risso, Marcelo Frusin…bah, uma porrada de gente…e vários são amigos do tipo “parceiros de cerveja no boteco”.
4. Seu trabalho está sendo mais conhecido agora com Batman, essa personagem foi escolha sua?
Quando a DC Comics entrou em contato, foi oferecendo logo de cara uma revista do Batman…fiquei meio “wow, como assim?”…bateu uma pressão ali, mas bem, vamos embora né! E desde então, com exceção de uma edição de Green Lantern: New Guardians, sempre fiz revistas da linha do Batman, o que acho ótimo!
5. Como começou sua carreira e como aconteceu sua trajetória até chegar à DC Comics?
Comecei trabalhando com ilustração publicitária e dei aulas na Quanta Academia de Artes de Porto Alegre. Neste mesmo período fui fazendo quadrinhos para algumas editoras menores e independentes. A DC surgiu quando fui para a New York Comic Con 2013…se bem me lembro, o Albuquerque tinha agendado uma visita ao escritório da DC e lá aproveitei para mostrar meus trabalhos e foi demais! Tive um feedback imediato e pude saber onde estava acertando e onde não estava funcionando. Tempos depois surgiu esse convite para Batman, quase ao mesmo tempo que comecei a ser agenciado pela Chiaroscuro Studios (onde sigo até hoje).
6. O que mais o inspira e o que mais gosta de desenhar?
Música. Sem sombra de dúvidas é o que mais me inspira, em especial o punk rock/hardcore…tem algo ali que mexe comigo e faz com que eu tenha vontade de desenhar coisas mais “viscerais”, entende? Algo com mais energia!
O que eu gosto de desenhar? Sequências onde consigo fazer com que os movimentos sejam bem coreografados, me utilizar de um modo bem gestual para representar a cena da forma mais clara possível. Também gosto muito de cenas escuras, onde posso usar bastante sombras!
7. Costuma estar presente em eventos destinados ao público nerd?
Com certa frequência. Em 2015 participei de eventos nacionais como a ComicConRS, FIQ e CCXP, além de internacionais, como a Denver Comic Con e a Phoenix Comic Con, foi um bom ano e agora em 2016 participarei da Magic City Comic Con, em Miami. Às vezes acaba ficando meio complicado e acabo não participando de tantas como gostaria por conta do calendário, afinal, as revistas não vão se desenhar sozinhas haha.
8. Tem muito contato com os fãs? Alguma história que marcou você de alguma forma?
Geralmente mais em eventos mesmo, mas alguns conversam comigo por redes sociais e sempre que tenho tempo gosto de falar com eles. Acho que essa é uma das coisas mais legais: você receber o carinho dos fãs, ter o feedback, ali você sente que está indo na direção correta; histórias são várias, mas acho que cada momento que o fã vem com alguma revista para você autografar, pedir sketches…pô, é muito foda!

9. Gostaria de agradecer pelo tempo concedido a esta entrevista, desejá-lo sucesso e pedir que você divulgue seus principais contatos para que todos possamos acompanhar ainda mais seu trabalho.
Eu é que agradeço o espaço e aproveito para deixar um abraço a todos do Planetário Nerd! E, não esquecendo também a todos os fãs e demais pessoas que acompanham o meu trabalho. Muito obrigado!

Twitter: @Rogeantonio

Instagram: @rogeantonio

Unknown

Cavaleiro que diz 'Ni', viajante das realidades temporais e ruminante mental aspirante a escritor.

0 comentários: