Paths Of Hate: Pausa à Realidade Humana

, 0 Comments


A raiva é e sempre será uma grande aliada e traidora da humanidade. Aquele momento que você a sente correndo fria pelas veias, suportada pela força de vontade carregada pelo ódio, é apenas uma ilusão do seu bem-estar provocado quando a superioridade comparada ao outro bate na porta da sua mente. Ou será que demonstramos então a nossa verdadeira natureza oculta por trás das máscaras dos bons costumes que nos classificam fora do reino dos animais como se fôssemos a espécie mais educada e importante deste planeta?
Muitos são os exemplos do que somos capazes de fazer quando sob efeito da raiva. A ação corrosiva costuma trilhar caminhos para nossas vidas que não queríamos. Porém, acredito que o pior estágio seja quando estamos não apenas compartilhando o ódio de outrem, mas constantemente sob sua influência, que chega a cegar-nos do que há à nossa volta e induzir-nos a níveis de determinação muito além do considerável. O maior exemplo disso são as guerras, que apesar de serem interessantíssimas como objeto de estudo, apenas causam dor e sofrimento para ambos os lados.
E é justamente a guerra, mais precisamente a Segunda Guerra Mundial, o cenário apresentado no curta-metragem Paths of Hate, que nos faz questionar a nós mesmos o que leva a raça humana a buscar o único objetivo de matar uns aos outros e exterminar a si mesmo. A animação foi finalizada em 2010 e lançada no circuito de cinema francês em 2011.
A produção polonesa da Plastige Shorts teve a direção sob os ombros de Damian Nenow e, na crua opinião, ficou excepcional. Basta pôr os olhos e deixar que cada minuto da ação lhe diga que tudo aquilo é muito real. Mostrando uma batalha aérea entre um Spitfire britânico e um BF-109 alemão que é capaz de causar ansiedade ao expectador, enxergamos aqueles "demônios que dormem profundamente na alma humana e possuem o poder para levar as pessoas ao abismo do ódio cego, fúria e raiva", como conta o objetivo da animação em sua descrição.
A genialidade do curta fica ainda em um detalhe simples: conforme você vai ficando submerso e atento às características ao seu redor, fica claro que a proposta é também sussurrar aos seus ouvidos que a história contada torna-se atemporal. Basta imaginar a troca de bandeiras e uniformes, a visualização de cada guerra com participação da aviação estará estampada na sua mente com o nome em letras garrafais.
Com inúmeros prêmios e nomeações, agora Paths of Hate figura entre minhas preferências na sétima arte. O site da Plastige Shorts oferece uma vasta variedade de curtas para apreciação do público, disponibilizando, ainda, os downloads do próprio curta, imagens e folheto com informações especiais em formato pdf. 
Nota Final: 4/5


Assista ao vídeo abaixo e comente sua opinião!


Unknown

Cavaleiro que diz 'Ni', viajante das realidades temporais e ruminante mental aspirante a escritor.

0 comentários: